LIVROS RAROS DOS ANOS 70 RELANÇADOS EM EVENTO UNDERGROUND

A década de 70 foi marcada pelo surgimento da literatura independente ou marginal, editada por autores da chamada “geração mimeógrafo”. Na cidade de Santos, a partir de 1978 um grupo de poetas, músicos e artistas da periferia movimentavam-se desta maneira através da “Jogo-Duro Editora”.

Os livros eram confeccionados coletivamente de forma artesanal, rústica, com ilustrações psicodélicas e vendidos em shows de rock, feiras hippies, eventos culturais ou barzinhos da noite. Para comemorar os quarenta anos do início dessa atividade literária marginal estão sendo relançados três livros de poemas do lendário catálogo da Jogo-Duro Editora.

Editora Costelas Felinas

São livros concebidos segundo o conceito  editorial da  contracultura, além de se tornarem, com o passar do tempo, itens de colecionadores e um retrato vivo de uma época de contestação, repressão e transformações libertárias.

Produção Editora Costelas Felinas

Os livros relançados em parceira com a Ed. Costelas Felinas são:

UM POUCO de Gastão Gomes

UNIVERSO FEITO FRUTO  de Antonio do Pinho

SOPA DE LETRAS de Vieira Vivo

Para marcar a data e os relançamentos, a produtora Madeleine Alves Signos Possíveis exibiu o mini documentário “Pescadores de Palavras – A Jogo-Duro Editora” que mostra um pouco da história desta atividade literária underground.

E, também, houve a apresentação do grupo musical Pau a Pique que conta, ainda hoje, com integrantes remanescentes daquelas noitadas libertárias de poesia, artes plásticas e músicas autorais que se fizeram presentes nos meandros culturais daquela época.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s