A fotografia como arte ou flanagem diária

Por Pedro Bola de Campos Junior

A fotografia é uma das formas de arte que desperta uma gama de sentimentos em quem produz ou simplesmente aprecia. Atualmente, após o fim do “apartheid tecnológico”, explico, com a facilidade de adquirir uma máquina fotográfica ou qualquer dispositivo que grave uma foto como os celulares, temos um bombardeio de registros da rotina de pessoas que nunca iremos conhecê-las, pessoalmente.

 

IMG_4299

foto: Pedro Bola de Campos Junior 

Aí você pergunta, a fotografia morreu? Não. Não sejamos tão apocalípticos. Sim, hoje temos muito mais quantidade do que qualidade. Mas, sabemos que o aprendizado sobre a fotografia está mais palpável do que nunca.

 

IMG_6632

foto: Pedro Bola de Campos Junior 

A fotografia é muito mais do que apontar e apertar um botão. O caráter de arte entra na questão da “flanagem”; nada mais que contemplar e esperar o momento. Conhecer comportamentos, modus operandis e a “geografia local”, são belos gatilhos para diferenciar uma foto comum de uma flanagem artística.

IMG_6982

foto: Pedro Bola de Campos Junior

Toda forma de arte é um eterno aprendizado, isso pelo fato dela ser mutável, graças à Deus, seja por contexto social ou histórico. As imagens que construímos através da nossa lente/mente diz muito do que somos e da nossa bagagem cultural. Todo ser humano é produto do meio de onde vive. Este já é um grande passo para qualquer elaboração de um grande projeto fotográfico.

IMG_5535

foto: Pedro  Bola de Campos Junior 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s