Porque amar dá trabalho

Por Fernanda Fernandes

amar dá trabalho
Primeiro de maio, a data em que se comemora o dia do trabalho, celebrado não só no Brasil, mas também em vários outros países do mundo. Se hoje trabalhamos (pelo menos em tese) 8 horas semanais, é por conta das manifestações e lutas estabelecidas em 1890.

Mas e amar? Não podemos amar 8 horas diárias, 40 horas semanais, não é permitido bater o ponto e às 17 ou 18 horas ir embora para o merecido descanso. Não! Amar exige 24 horas do dia e não tem feriado, nem férias. Existe décimo terceiro, férias remuneradas e vale-refeições, mas só se a gente não trabalha para receber porque amar não exige recompensa.

Amar dá trabalho e é preciso aceitar essa realidade para viver esse verbo em toda a sua totalidade. Amar é desafiador, e te retorna com a recompensa das horas-extras ou do salário tão suado, quando a gente não espera por eles. Do contrário, vamos viver sempre sem amar de verdade, trabalhando inutilmente pela retribuição.

Quem sabe um dia amar pare de doer, porque amar dói. Amar exige perdão, exige que façamos concessões, exige se colocar no lugar do outro. Mas este trabalho é registrado nos corações e na evolução de cada um. De que adianta viver sem amar, sem crescer, sem querer ser melhor. E tem coisa melhor do que ser amado? Aquele sentimento gostoso de reconciliação e o riso do drama que foi feito. Coisinhas que valem a vida valer a pena.

Então se amar dá trabalho, amemos! Amemos o gato, o cachorro, a mãe, o pai, os irmãos, a família toda, o namorado, a namorada, a solidão, a chuva, o sol, o frio, o calor. Amemos aquele livro, aquela música, aquele quadro, nosso prato preferido, a flor mais bonita e mais feia. Amemos a morte e a vida ou o recomeço. Vamos amar a discussão, a raiva passageira, a tristeza, a TPM, a gula, o sexo, a dúvida e o gozo.
Amemos, porque assim vivemos nossa vida viva. Porque amar dá trabalho, mas o salário é em alegria milionária!

Um comentário sobre “Porque amar dá trabalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s