Forró dos amigos: desenhando uma história

forró1

Foto: Diego Corrêa Araújo

Por Diego Corrêa de Araújo

Sábado, 14 de março de 2015, às 16h, Zona Oeste de São Paulo. Antes da ponte de Pinheiros, na Av. Profº Francisco Morato, um tempo chuvoso. A minha dúvida era se depois da ponte chovia, pois hoje será realizado o evento Forró dos Amigos no Largo da Batata. Minutos depois fiquei sabendo que o forró já estava acontecendo, e lá fui eu! Ao chegar ao Largo da Batata, o céu ainda fazia jus a São Paulo terra da garoa, mesmo assim dava para avistar as pessoas dançando forró, algumas observando e outras de passagem. Em uma pequena tenda era onde ficava o DJ que colocava as músicas para as pessoas dançarem. Aquela torre bem ao fundo da imagem é da Igreja Nossa Senhora do Monte Serrat que fica em Pinheiros, o relógio marcavam 19h30 e ainda garoava – Eis a missa do forró!

“Meu maior prazer é ver todo mundo se divertindo e ainda divulgando Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elba Ramalho, Anastácia (…)”. Vanderson Bezerra (Organizador do Forró dos Amigos).

Ele está há mais ou menos cinco anos participando dos bailes de forró. Ao entrar em contato com a dança: forró e gafieira, o seu interesse pelo forró aumentou cada vez mais. Há aproximadamente dois anos, em 2013, com ajuda de Juliana Ribeiro e Andersom Barbosa, organizaram um evento de forró em um espaço ao ar livre, entre amigos. Combinaram, então, um dia que seria feriado – Objetivo: fazer um baile de forró no Parque Ibirapuera.

Pois bem, neste evento estiveram presentes alguns amigos. Para Vanderson a ideia foi boa! Acharam legal e decidiram repetir a dose. Desta vez foram 70 pessoas. Na terceira vez foram 120 pessoas. Quarta… quinta… Na sexta vez, foram 700 pessoas no Parque Ibirapuera. Observaram que ali estava havendo um grande movimento. Fora necessário comprar uma caixa de som e um gerador para propagar o som à altura. Mesmo não usando a energia elétrica do Parque, utilizando somente o seu espaço, tiveram que sair de lá, ficaram dois longos meses sem organizar encontros de forró nos espaços públicos. Nesse período as pessoas perguntavam quando haveria outro “Forró do Ibira”, como ficou conhecido.

Como trabalha próximo ao Parque da Juventude, Vanderson pensou em articular um baile de forró ali. Entrou em contato com diretor do Parque que, por sua vez, gostou do projeto de ter forró lá dentro, mas era necessário passar para outro diretor, em outras palavras, pela burocracia. Diante a demora, os aguardos de respostas passam para um, passam para outro… Surgiu em meio a este processo a ideia de fazer o evento de forró do lado de fora do Parque. Assim não haveria problemas com os processos burocráticos do Parque.

Um, dois, três, quatro, cinco, sempre com muita gente! No sexto evento o diretor do Parque, diante aquele sucesso, foi conversar com Vanderson e elogiar aquele evento, e disse que gostaria de colocá-los para dentro do Parque.

Dentro do Parque ficaram dois anos, em nenhum momento houve brigas, lá podiam contar com os banheiros, e ambientes relativamente confortáveis para o evento. No entanto no mês de março o Parque sofreu uma mudança na secretaria e foi necessário dar uma pausa nos bailes de forró.

forro2

Foto: Diego Corrêa de Araújo

Hoje o Forró dos Amigos aconteceu no Largo da Batata – Pinheiros. Ele acontece duas vezes por mês, geralmente uma no Parque da Juventude e a outra em algum espaço público da cidade.

Quem desenha essa história é Vanderson Bezerra, organizador desses eventos apoiado por Douglas, Diogo, Poeta, juntamente com a turma do Pé de Calçada (Santo André) e Forró na Grama que também organizam eventos como este, e por centenas de forrozeiros e forrozeiras que comparecem nos eventos.

“Uns me chamam de pai, irmão, tio ou simplesmente, amigo”. Vanderson Bezerra.

—-

Agradecimentos:

Vanderson Bezerra, Douglas, Diogo e Poeta, pelo acolhimento;

Meire Godoy e Raquel Nascimento, pelo incentivo nas escritas pulsantes e nas reflexões;

Marina Vilachã, pela paciência e o amor também nas leituras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s